terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

TEMPERAMENTO FORTE

Temperamentos mais fortes e marcantes podem se expressar de diversas maneiras. Pessoas que os têm geralmente são marcadas por histórias de conquistas, projeção pessoal, realizações, alta busca de novidades e baixa evitação de risco. O estilo arrojado se manifesta de diferentes maneiras, não raramente levando essas pessoas a um sucesso profissional por conta do seu carisma.

Quando tais temperamentos não são resultados de algum transtorno de humor como a bipolaridade, por exemplo, o indivíduo que o detém, entre as várias qualidades, pode agregar a sua capacidade de atrair as pessoas, a simpatia.

Digo isso porque, uma vez que o carismático tem a capacidade para atrair, quando ele se interessa pelos outros, se torna um influenciador mais contumaz.

Mais do que isto: Se torna um transformador, um formulador de idéias; um revolucionário, um pensador.

O grande perigo que uma pessoa assim corre é gostar demais de si mesmo e, apesar de poder se relacionar com a melhor parte de cada pessoa, pode não ter coragem de ser o catalizador de transformação, de apontar os erros, talvez por medo de deixar de ser objeto de veneração.

Outros, por outro lado, estão tão acostumados a ser o centro da atenção, que nunca olham para os outros e perdem, assim, a grandeza da sua instrumentalidade.

Temperamentos fortes geralmente acompanham artistas, profetas, loucos, religiosos, políticos, pais, amigos, etc.

Os transformadores somos nós. Aqueles para quem a sociedade olha e busca alguma saída... alguma inspiração... alguma influência....

E os que os têm... para onde estão olhando?

4 comentários:

zilda disse...

Olá meu nome e zilda,tenho um marido do temperamento muito más muito forte mesmo o humor dela quase não se ver e muito dificil lidar com ele gostaria de uma orientação bem forte pra poder lidar com ele obrigada.

Cintiazinha disse...

Oi, meu nome é Cintia tenho um temperamento terrível, as vezes nem eu mesma me aguento, sou insuportável, porém consigo não pensar duas vezes para ajudar alguém, faço qualquer coisa. até hoje não casei, não tive filhos e sou louca para tê-los. Sou Pedagoga, independente profissionalmente e finaceiramente, acho que vou morrer só, por conta desse meu gênio, tc alguma palavras para mim. Abraços sei blog é dez!!!!!! Cintia

maria helena disse...

olá meu nome é maria helena muitas pessoas dizem que eu tenho o temperamento difícil,muitas dizem que eu expresso minha ira só no jeito de olhar...já tentei controlar isso mas nem percebo quando faço isso.Confesso que fico brava rapidamente por qualquer motivo ou até sem motivo algum.Já perdi até emprego por causa do meu gênio forte, não sei mais oque faço,perdi muitas amizades por causa disso sei lá sei que estou me prejudicando acada dia que passa mais e mais..acho que isso foi o resultado de alguns problemas familiares que passei na infância sai de casa muito cedo com 11 anos de idade e desde aquela época trabalho duro para ter alguma coisa pois sai de casa sem nada, a vida para min não foi facíl desde pequena não me acertava nem com a minha mãe pelo fato dela ter o mesmo problema que eu.Passei por muitos traumas talvéz os fatos da vida me trasformou nesta pessoa amarga , tenho apenas 17 anos e acho que não posso continuar assim..preciso de ajuda URGENTE !!!obrigada

Fernanda Peres disse...

Olá meu nome é Fernanda, eu tbm tenho esse temperamento, e é muito difícil lidar com isso. sou impaciente com pessoas "moles" e fico irritada com muita facilidade, as vezes ate sem motivo.quero mudar sei que preciso ter os frutos do Espírito Santo aliás necessito bastante me ajudem por favor!!!!